Profissionais de saúde de Porto Franco participam de treinamento em urgência e emergência

Saúde

PORTO FRANCO - Nesta quarta-feira (07), profissionais de saúde participaram de um importante treinamento e capacitação teórico e prático de urgência e emergência.

O treinamento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS, aconteceu no Campus Darcy Ribeiro, contemplando as equipes de saúde do SAMU, do HMAM, UBS e da Atenção Básica, proporcionando conhecimento e atualizações valiosas para a equipe médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e demais profissionais que prestam relevantes serviços no Polo de Saúde, atendendo pacientes de Porto Franco e região.

O treinamento teve como objetivo a troca de conhecimentos, além de possibilitar a discussão de estratégias que contribuirão para a melhoria dos serviços de atendimento oferecidos.

Várias palestras foram ministradas durante o treinamento com temas variados. A primeira foi a palestra 'Classificação de riscos e acolhimento em Pronto-Socorro’, ministrada pelo enfermeiro Diosefi Martins. Em seguida,  Urgência e Emergência Obstétrica e Neonatal’, com o enfermeiro Maycon Pereira.

Outra palestra ministrada foi ‘Acolhimento intra-hospitalar’ com a Drª Helenice. Logo depois,  "Treinamento de urgência e Emergência com o Drº João Paulo e o enfermeiro Cláudio Aguirar e, por último, "Atualização com a equipe TARM e RO ministrada pela diretora do SAMU, Jorleane Barros.

Foram oferecidas, também, outras capacitações práticas e simuladas relacionadas à saúde.

O prefeito Deoclides Macedo destacou a importância da capacitação dos profissionais de saúde. "Saude é prioridade. Na nossa gestão, estamos empenhados em estar sempre melhorando os serviços nesse setor, desde o acolhimento com atendimento humanizado. Com a proximidade do Carnaval, Porto Franco busca melhorar ainda mais os serviços de saúde, visando prestar bom atendimento  a todos, e aos foliões, além de colocar no circuito da festa o Bloco da Saúde, que distribuirá informativos e preservativos", disse.

O secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, ressaltou que o treinamento com os profissionais de saúde teve como objetivo proporcionar atualizações desses profissionais em todo sistema de saúde, hospital, UBS, SAMU, Corpo de Bombeiros. " Quem ganha são os pacientes do município e região que são acolhidos no Polo de Saúde com atendimento de qualidade , profissionais capacitados , trabalho humanizado pelas equipes".

O encerramento com simulações de situações práticas de urgência e emergência foi realizado com as equipes na avenida Valentin Aguiar (na Praça da Família).

O enfermeiro palestrante Cláudio Aguiar falou da capacitação. "Realizamos uma simulação realista de um acidente, prática de um atendimento de urgência e emergência  com algumas vítimas, para mostrar que a equipe está capacitada, estão todos de parabéns, quem ganha são os pacientes".

Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, o secretário-executivo de Saúde, Edivan Miranda, a diretora do HMAM, Andreia Teixeira, a coordenadora do SAMU, Jorleane Barros, o coordenador da Atenção Básica, Hermínio Teixeira, vereadores e demais profissionais da Saúde. (Assessoria)

• 08/02/2024

2024 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FRANCO. Todos os direitos reservados.