Prefeitura lança a Semana do Bebê no Hospital e Maternidade Aderson Marinho

Saúde

PORTO FRANCO - Na manhã desta segunda-feira (06), ocorreu a solenidade de abertura da Semana do Bebê 2023 no Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM). A Semana do Bebê no município de Porto Franco é instituída pelo Projeto de Lei N° 019/2015, que estabelece a colaboração entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para celebrar esta importante semana.

Essa iniciativa é promovida pela Comissão Local da Articulação Selo Unicef em parceria com a Prefeitura, por meio, da SEMUS, SEMED e SMAS tem o objetivo de promover a saúde e o desenvolvimento integral de crianças até 6 anos, em conformidade com as diretrizes do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF.

Durante a programação, Porto Franco alcançou uma das etapas obrigatórias para conquistar o Selo Unicef, que é a seleção do "bebê prefeito". O primeiro bebê nascido na semana foi Álvaro Milhomem Martins, filho do casal Nagela Milhomem e Jarlison (Raton) do Coité, chegando ao mundo hoje às 1h50. A maternidade é uma referência em partos de pacientes de Porto Franco e da região.

De acordo com o UNICEF, o Selo incentiva e reconhece avanços reais na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, incluindo o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudam o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, "o cuidado que a gestão tem com as mães e as crianças acontece desde o pré-natal. A programação da Semana do Bebê vem reforçar o nosso compromisso de valorizar a primeira infância e inclui atividades da Secretaria de Saúde, além da reativação da Brinquedoteca do HMAM. Buscamos criar e promover políticas públicas que valorizem esta fase da infância."

A articuladora do Selo Unicef, Josiane Rocha, destaca a importância da Semana, explicando que "Porto Franco tem uma programação ampla, realizada junto com as secretarias, incluindo ciclo com palestras, book fotográfico das mães gestantes."
A Semana do Bebê é uma das estratégias mais bem-sucedidas de mobilização social pela primeira infância no Brasil e seu principal objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças até 6 anos uma prioridade absoluta na agenda dos municípios brasileiros.

A programação inclui um Book fotográfico para gestantes do projeto Gerando Vidas, palestra sobre "Gravidez na Adolescência e Prevenção de DSTs nas zonas urbana e rural", palestra sobre "Primeiros Socorros em Bebês", e uma palestra sobre "Saúde Bucal: cuidados com os primeiros dentinhos". Além disso, haverá capacitação de microplanejamento das atividades de vacinação de alta qualidade, destinada a agentes comunitários de saúde, enfermeiros e vacinadores.
Estiveram presentes,  a diretora do HMAM, Andreia Teixeira, o secretário-executivo de Saúde, Edvan Miranda, a secretária-adjunta da SMAS, Eth Milhomem, a coordenadora de imunização, Thays Jorge, o coordenador da Atenção Básica, Herminio Teixeira, o vereador Rogério da Van, além de coordenadores e servidores da SEMED, SMAS e SMAS.
  • 06/11/2023