Prefeito Deoclides Macedo participa de reunião em São Luís para tratar do edital de inscrição e início das aulas do IEMA Pleno de Porto Franco

Educação

PORTO FRANCO - O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, esteve em audiência na Seduc, nesta quinta-feira (25),  com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e com a diretora Estadual do IEMA, Criciele Muniz para tratar  do funcionamento do Instituto de Educação do Maranhão, de Ensino Médio, Integral e Profissionalizante- IEMA Pleno de Porto Franco.

A previsão é que as aulas tenham início em 11 de março de 2024. O Governo do Estado lançará um edital específico para Porto Franco, em 31 de janeiro, fornecendo informações sobre os cursos, vagas e funcionamento, incluindo detalhes sobre matrículas e critérios de seleção dos alunos.

Serão oferecidas 160 vagas em Porto Franco para os cursos técnicos em Administração, Informática e Segurança do Trabalho, conforme resultado da audiência pública realizada na sede do IEMA em Porto Franco.

A Prefeitura de Porto Franco, conduzida com vontade política e visão de futuro do prefeito Deoclides Macedo, conquistou o prédio da antiga Escola Paroquial em parceria com os frades Capuchinos. Por meio de diálogo com o governador Carlos Brandão e o vice-governador Felipe Camarão, estabeleceu a parceria com o Governo do Estado, via SEDUC, para a requalificação e funcionamento do IEMA Pleno e IEMA Vocacional, atendendo Porto Franco e região.

A primeira etapa do IEMA Vocacional foi inaugurada em julho do ano passado com quatro cursos profissionalizantes.

Agora, inicia-se a próxima fase com o funcionamento do IEMA Pleno em 2024. "A educação e a qualificação dos nossos jovens são uma prioridade. Uma das maiores conquistas da nossa atual gestão foi o IEMA Vocacional e o IEMA Pleno alicerces para a educação e profissionalização dos nossos jovens. Já obtivemos resultados positivos do IEMA Vocacional com a entrega de certificados dos 4 cursos capacitação em 2023. Agora em 2024, além de dar continuidade aos cursos do IEMA Vocacional, teremos o início das aulas do IEMA Pleno em março, com os três cursos escolhidos em audiência pública por estudantes, professores e a comunidade em geral, conquista da união de esforços da Prefeitura e Governo do Maranhão", afirmou Deoclides.

• 26/01/2024