PORTOLED: Porto Franco inicia programa inovador de eficientização e sustentabilidade na iluminação pública

Infraestrutura

A Prefeitura de Porto Franco, por meio da SEMINFRA, com recursos próprios, dá um passo significativo em direção à eficiência energética e sustentabilidade com o lançamento do Programa "PortoLED". O projeto visa substituir as tradicionais luminárias que utilizam lâmpadas de vapor de sódio e metálica por luminárias equipadas com a mais moderna tecnologia LED.

A iniciativa tem como principal objetivo não apenas proporcionar uma expressiva economia no consumo de energia elétrica, estimada em até 70%, mas também promover benefícios adicionais, alinhados com práticas ambientalmente responsáveis.

As lâmpadas LED são reconhecidas por sua sustentabilidade, uma vez que não contaminam o solo quando descartadas, pois não possuem metais pesados em sua composição. Além disso, são mais econômicas, geram menos calor e demandam menos manutenção.

O programa já está em pleno andamento, marcando o início dos trabalhos com a iluminação da ciclofaixa, que agora conta com 160 projetores LED.

A transformação também já chegou à rua Belizário Franco, que vai da Beira Rio até o Estádio Panelão, com a substituição de 07 lâmpadas de 100w de vapor de sódio por luminárias de LED de 100w.

Na rua Teixeira de Freitas, no centro da cidade, foram substituídas 08 lâmpadas de 150w de vapor de sódio por luminárias de LED de 100w.

O Distrito Agroindustrial de Porto Franco já experimenta os benefícios da eficiência energética. Nesse local, polo de nossa indústria, 58 lâmpadas de 70w de vapor de sódio foram substituídas por luminárias de LED de 60w.

Os próximos bairros a serem contemplados são o Parque Jussara e o Jardim São Manoel, onde está prevista a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED.

Na rua 07 de setembro, serão instalados 14 pontos de iluminação, enquanto nas ruas 02 e 03, 14 pontos de iluminação, totalizando 42 luminárias LED.

Para o prefeito Deoclides Macedo, "o Programa PortoLED" não apenas ilumina as vias públicas de Porto Franco de maneira mais eficiente e sustentável, mas também representa um compromisso da Administração Municipal com a modernização e a preservação ambiental. A cidade caminha rumo a um futuro mais brilhante, eficiente e ecologicamente consciente”, disse.

• 18/01/2024