Porto Franco sedia Dia de Campo

Agricultura

PORTO FRANCO - Produtores rurais vivenciaram um dia produtivo e o prefeito Deoclides Macedo, o secretário da SEDES, Paulo Casé, e a secretária da SMAS, Margareth Macedo, marcaram presença nesta sexta-feira (1º), no Dia de Campo do PAA Leite.

Com o tema ‘Do Campo à Mesa’, a programação foi realizada com sucesso na Fazenda São Francisco, localizada na Comunidade São Miguel, zona rural do município.

O evento foi uma organização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) e a Coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite e teve como finalidade o fortalecimento da bacia leiteira na região.

Na oportunidade, participaram produtores de leite da agricultura familiar, que puderam participar de palestras voltadas ao homem do campo e produtor, da produção leiteira.

Estavam representados vários municípios próximos, além de fornecedores e recebedores do PPA Leite. A equipe técnica tratou ainda de assuntos técnicos voltados para a pecuária de leite e que envolvam sanidade, reprodução e nutrição, com profissionais da área, que fornecem ferramentas para um melhor desenvolvimento da produção na região e, consequentemente, fortalecem o fornecimento de leite para o programa.

O prefeito Deoclides Macedo destacou a relevância da programação. "Muito importante essa parceria da SEDES.  Recebermos aqui o secretário da SEDES Paulo Casé, demais órgãos envolvidos para tratar das melhorias da bacia leiteira de Porto Franco e dos municípios vizinhos. Significa mais incentivos para os produtores, temas relevantes abordados hoje, a fim de melhorar a reprodutividade, o desenvolvimento da pecuária de leite", disse.

A programação contou também com a participação da equipe das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Assistência Social, produtores de leite da agricultura familiar da Região Tocantina, Serras e Chapada das Mesas, representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
  • 29/11/2023