Porto Franco sedia audiência sobre orçamento participativo e fortalece a democracia local

Interesse Público

Hoje(18), Porto Franco sediou um importante audiência pública sobre orçamento participativo.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN). O evento, realizado no Polo Darcy Ribeiro, reuniu representantes dos municípios da Chapada das Mesas, Campestre do MA, Carolina, Feira Nova do MA, Estreito, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.

O orçamento participativo é uma ferramenta essencial para a democracia, pois permite que a população tenha voz ativa na escolha de como serão investidos os recursos públicos estaduais.

A realização de uma reunião como esta, é crucial para assegurar a transparência, a participação cidadã e o alinhamento das prioridades governamentais com as necessidades reais da comunidade.

Porto Franco foi especialmente honrada ao ser escolhida como sede deste encontro. A escolha do município para sediar a audiência reforça seu papel estratégico na região e valoriza o engajamento de sua população nas questões de governança e desenvolvimento local.

O prefeito Deoclides Macedo destacou a importância desse evento para Porto Franco e para os municípios da região. “Estamos muito orgulhosos de Porto Franco ter sido escolhida para sediar esta audiência do orçamento participativo. Este é um momento democrático de extrema importância, pois permite que a população tenha um papel ativo na definição das prioridades de investimento do governo estadual. A participação de todos é fundamental para que possamos direcionar os recursos de forma mais eficiente e atender às reais necessidades de nossa comunidade. Agradecemos à SEDIHPOP e à SEPLAN por promoverem esse encontro que fortalece a democracia e a cidadania em nossa região.”

A audiência pública contou com ampla participação popular, com moradores de diversos municípios contribuindo com suas sugestões e demandas.

Entre os temas discutidos, destacaram-se as áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, refletindo as principais preocupações e aspirações dos cidadãos da região que compõe a Chapada das Mesas.

Estiveram presentes, a secretária-adjunta da SEDIHPOP, Amanda Costa, a representante da SEPLAN, Marina Scotalaro, o superintendente da SECAP, Iranildo Medeiros, a gestora regional de Saúde, Valéria Macedo, e demais autoridades da região.

• 18/06/2024