Porto Franco se destaca por realizar ações empreendedoras por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Empreendimento

Um exemplo foi o sucesso da 1ª Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Sala do Empreendedor e SEBRAE.

O evento, realizado nesta quinta-feira (30), foi a culminância do projeto desenvolvido no decorrer do ano de 2023 nas escolas do 6º ao 9º ano, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora.

A feira, realizada no Parque de Exposições Alfredo Santos, reuniu os Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a comercialização dos produtos e as experiências empreendedoras. Durante todo o ano letivo, foram trabalhadas as seguintes temáticas: 6º Ano – Soluções Sustentáveis; 7º Ano - Robótica Empreendedora; 8º Ano – Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras; 9º Ano - Geração Empreendedora.

A metodologia do projeto, por meio de atividades lúdicas, sensibiliza os alunos a descobrirem oportunidades de inovação e empreendedorismo, mesmo em situações desafiadoras, assim como o trabalho em equipe, resiliência e criatividade.

As atividades foram desenvolvidas pelos próprios professores da rede municipal, que foram capacitados pelo Sebrae para aplicar a metodologia do projeto.

Dançar também é empreender e para abrilhantar ainda mais o nosso evento, os alunos da U.I. Arthur Milhomem, vencedores do 1º Show de Talentos – Busca Ativa Escolar 2023, pararam a feira do JEPP, esbanjando seus talentos com a arte do movimento.

O prefeito Deoclides Macedo destacou a importância de ações empreendedoras no município e parabenizou a todos os envolvidos. “Desde que aderimos ao Programa Cidade Empreendedora, nosso município tem se destacado com ações e atividades empreendedoras. Parabéns a todos os envolvidos nesse importante projeto, aos jovens empreendedores que participaram e trouxeram inovação para a comunidade escolar; eles serão empreendedores do futuro”, disse.

A secretária de Educação Nalva Veras também expressou sua gratidão. “Agradecemos também a toda a comunidade escolar pelo apoio e entusiasmo. Juntos, construímos um ambiente que valoriza o empreendedorismo e o aprendizado coletivo”, disse.

Estiveram presentes, a vice-prefeita - Ivana Brito, a secretária de Educação Nalva Veras, a adjunta Marcilene Sousa, a diretora de Ensino Ivone Ribeiro, a gestora regional do Sebrae, Marcia Maria Martins, a secretária da Receita, Cristiane Moreira, consultores do Sebrae, Rodrigo Lucena, Kelly Machado, Dideia Torres, a equipe técnica da SEMED, gestores, coordenadores, professores, alunos, pais e a comunidade em geral.

• 29/11/2023