Porto Franco Fortalece sua Rede de Proteção com a inauguração do Núcleo de Atendimento à Mulher e Patrulha Maria da Penha

Segurança

PORTO FRANCO - Nesta terça-feira (12), fazendo parte das programações pelo aniversário de 104 anos de Emancipação Política de Porto Franco, aconteceu a inauguração do Núcleo de Atendimento à Mulher e da Patrulha Maria da Penha. 

A iniciativa, que significa um marco na luta da gestão e das mulheres, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Franco e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, envolvendo as Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Estado da Mulher - SEMA. 

É fundamental contar com a atuação deste importante equipamento de segurança pública.

O espaço está localizado dentro da Delegacia da Polícia Civil do município, que fica na rua Teixeira de Freitas, nº 293, próximo à Praça da Família, no centro da cidade. O telefone da Patrulha Maria da Penha é: (99) 98521-8650.

As mulheres podem acionar que serão atendidas e receberão todo amparo em casos de violência.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha se diz muito feliz com essa conquista, com a inauguração da Sala Lilás que receberá essas mulheres vítimas de violência. "Elas contam com uma equipe multidisciplinar para acolher e atender como precisam e merecem. O prefeito Deoclides está de parabéns, e todas as mulheres."

O prefeito Deoclides Macedo destacou a relevância de mais essa política pública de garantia e defesa dos direitos das mulheres. "No aniversário de 104 anos de Porto Franco, quem ganha o presente é a população, são as mulheres de Porto Franco e região que precisam de apoio. Implantamos em parceria o Núcleo de Acolhimento à Mulher e a Patrulha, a nossa guarda municipal, ofertando toda a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica. O Núcleo atua desde o registro da ocorrência, acolhendo a vítima e familiares que venham a necessitar de apoio e realiza atendimentos especializados."

O Núcleo é um ambiente adequado, preparado para receber mulheres vítimas de violência doméstica de qualquer natureza. Conta com uma equipe capacitada, incluindo psicóloga, psicopedagoga e advogada. Trabalha em parceria com as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal, SAMU, além dos serviços da Assistência Social e demais órgãos que compõem o sistema integral de proteção e garantia de direitos.

Estiveram presentes, a vice-prefeita, Ivana Brito, a secretária da SMAS, Margareth Macedo, a sua adjunta Eth Milhomem, a gestora regional de Saúde, Valeria Macedo, o tenente-coronel do 12º BPM, Luna, o delegado de polícia, Mateus, a vice-presidente da OAB Subseção Estreito, Alessandra Baleeiro, a coordenadora da Mulher, Regilene Rios, a coordenadora do Núcleo, Jaiana Moreira, a coordenadora do Creas, Noelma Rocha, a presidente do Conselho da Mulher, Gleiciane Rodrigues, coordenadoras dos CRAS, profissionais de Saúde, vereador Gleison Rodrigues, policiais, dentre outras autoridades.
  • 14/12/2023
  • ASCOM