Porto Franco completa 3 anos de enfrentamento à COVID-19 e se destaca como um dos principais combatentes da doença no Maranhão

Saúde

Porto Franco celebra um marco significativo em sua luta contra a COVID-19, completando três anos de enfrentamento à pandemia. Desde o início, a cidade tem se destacado como um dos principais combatentes da doença na região e suas estratégias eficazes têm sido fundamentais para conter a propagação do vírus.


A vacinação teve início em janeiro de 2021 e, desde então, a cidade tem sido exemplo de organização e eficiência na imunização da população. Isso se deve em grande parte à atuação proativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que estabeleceu importantes parcerias com o Governo do Estado do Maranhão.


Uma das ações mais significativas foi a aquisição de 11 leitos de UTI e a obtenção de respiradores, peças importantes no enfrentamento à pandemia. Esses recursos foram essenciais para garantir a capacidade de atendimento, especialmente nos momentos mais críticos da doença.


Atualmente, Porto Franco ostenta uma cobertura vacinal de 80%, com quase 44 mil doses aplicadas. Desse total, 17.537 pessoas receberam a primeira dose e 15.800 já completaram o esquema vacinal com a segunda dose, correspondendo a 78% da população imunizada com as duas doses.


É importante destacar que a cidade não apenas alcançou uma cobertura expressiva, mas também incluiu as crianças a partir de 6 meses de idade em seu programa de vacinação. Em 2024, a vacina contra a COVID-19 infantil foi incorporada ao calendário básico de imunização.


Além da vacinação, Porto Franco mantém seu Centro de Testagem para COVID-19 em pleno funcionamento, localizado no Hospital e Maternidade Aderson Marinho. A disponibilidade de testes é necessária para identificar casos precoces e implementar medidas de controle.


O prefeito Deoclides Macedo destaca a importância de manter os equipamentos de saúde em pleno funcionamento. “Nossa prioridade sempre foi a saúde da população. Investir em estrutura, adquirir leitos de UTI e garantir uma vacinação eficaz foram passos fundamentais para enfrentarmos a pandemia. Estamos comprometidos em manter nossos equipamentos de saúde em perfeito estado de funcionamento, assegurando a proteção da nossa comunidade."


  • 24/01/2024
  • ASCOM