Mutirão de Cirurgias de Próstata em Porto Franco reforça compromisso com a Saúde do Homem

Saúde

PORTO FRANCO - Nesta segunda-feira (23), deu-se início à semana com uma notável ação na área da saúde: a realização de mais um importante mutirão de cirurgias urológicas. No Hospital e Maternidade Anderson Marinho-HMAM, reconhecido como um Polo de Saúde, foram efetuadas cirurgias urológicas no combate ao câncer de próstata, pelo médico urologista José Neto. Esta ação integra os esforços dos Programas de Atenção Primária e de Saúde do Homem e será realizada mensalmente.

O prefeito Deoclides ressaltou a importância do mutirão e a colaboração com o Governo do Maranhão, bem como a parceria do deputado Josivaldo JP. “Estamos avançando na saúde, nossa gestão trabalha com compromisso a fim de proporcionar uma saúde de qualidade e tratamentos a população, esse mutirão demonstra o cuidado e atenção aos pacientes que necessitam de procedimentos urológicos na área da saúde masculina”.

A importância de os homens cuidarem da sua saúde é destacada pela gestora regional de saúde, Valeria Macedo. "O governador Carlos Brandão, preocupado com a saúde dos maranhenses, tem proporcionado as condições necessárias para programas importantes, como o de Saúde do Homem."
Lançado em outubro de 2022, o programa já atendeu centenas de pacientes com exames preventivos, diagnósticos e cirurgias no combate ao câncer de próstata.

O secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, enfatizou que este mutirão reduz a fila de espera. "Representa nosso esforço em buscar parcerias para proporcionar mais investimentos na saúde e uma melhor qualidade de vida para os homens que necessitam desses procedimentos no hospital que é referência para toda a região."

O deputado Josivaldo JP ressaltou a importância da parceria. "Somos parceiros de Porto Franco e o envio dessas emendas parlamentares para a saúde do município beneficia não apenas os moradores da cidade, mas também os habitantes dos municípios vizinhos que buscam atendimento em um hospital referência em saúde. Quem ganha é a população, mais saúde, mais qualidade de vida."

Parceria

Os serviços de saúde estão sendo viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Porto Franco, o Governo do Estado do Maranhão e a EMSERH, bem como emendas parlamentares do deputado federal Josivaldo JP. Estiveram presentes, o prefeito Deoclides Macedo, a vice-prefeita Ivana Brito, o secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, a gestora regional de Saúde, Valéria Macedo, o secretário executivo da Saúde, Edivan Miranda, a diretora do HMAM, Andreia Teixeira, deputado federal Josivaldo JP, a coordenadora do TFD, Arlene Barros, os vereadores Rubens de Sá, Gleison Rodrigues, Neto, Rogério da Van e secretários.
  • 23/10/2023