Escolas e creches com educação de tempo integral de Porto Franco são referência no Maranhão

Educação

Porto Franco é referência em educação para outros municípios do sul do estado do Maranhão. Nesta terça-feira (30), o prefeito Deoclides Macedo recebeu, junto com a equipe da SEMED, gestores, professores e representantes da Secretaria de Educação do município de São Pedro dos Crentes.


A equipe de Porto Franco, pioneira em educação em tempo integral, compartilhou experiências exitosas do sistema de educação integral desenvolvido nas escolas e ofereceu auxílio no serviço à cidade parceira. 


Priorizando a educação e pensando nos pais e mães que precisam trabalhar, a gestão do prefeito Deoclides Macedo buscou dar continuidade à proposta implementada em 2009 e à ampliação de mais escolas integrais. 


Desde 2021, Porto Franco conta atualmente com sete escolas em tempo integral, sendo cinco de educação infantil e duas do ensino fundamental, anos iniciais e finais. 


As unidades em tempo integral são a ETI Paulo Freire, inaugurada no dia 07 de maio de 2010, sendo a primeira escola integral do sul do Maranhão, e a Escola de Tempo Integral Professora Licinha, inaugurada em 29 de setembro de 2012, criando imenso alcance social a partir de uma proposta pedagógica no "Projeto Aprender", coordenado por Pedro Demo, escritor e professor emérito da Universidade de Brasília-UNB. 


Destaque, ainda, para a Creche Crescimento, U.I. Valério Miranda, UEB Alzira Mourão, UEB Maria Leite e a Escola Bento Neves.


"Me orgulho de ter criado em 2010 a primeira escola de tempo integral do Maranhão, com projeto pedagógico de conhecimento público, inclusive de entidades e de outros municípios, pelas nossas experiências exitosas. Nossas escolas e creches de tempo integral são caracterizadas pela riqueza de possibilidades que oportunizam a vivência e o compartilhamento de experiências, a fim de favorecer o estudante com diversos conhecimentos fundamentais para a sua formação integral. Estamos sempre abertos a compartilhar nossa experiência com as cidades maranhenses", destaca o prefeito.


Estiveram presentes, a secretária de Educação, Nalva Veras, e coordenadoras da SEMED, o coordenador das escolas de tempo integral de São Pedro dos Crentes, Jeilson Lima, gestores e coordenadores.



  • 30/01/2024
  • ASCOM