Desburocratização impulsiona Empreendedorismo em Porto Franco com ações do Programa Cidade Empreendedora

Empreendimento

PORTO FRANCO - O município de Porto Franco se destaca por adotar medidas empreendedoras, por meio do Programa Cidade Empreendedora, sendo a desburocratização um dos diferenciais. A Sala do Empreendedor, localizada estrategicamente e equipada com toda a estrutura necessária, é um ponto de atendimento fundamental da Prefeitura. Com o apoio de agentes de desenvolvimento, a Sala visa simplificar os processos de abertura, regularização e fechamento de empresas, oferecendo serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), como emissão de nota fiscal, acesso a crédito e orientação para empreendedores locais, entre outras ações que incentivam o empreendedorismo.

A gestão liderada pelo prefeito Deoclides Macedo tem como prioridade transformar Porto Franco em uma referência de empreendedorismo por meio de ações integradas. O objetivo é facilitar todo o processo, desburocratizando e atraindo investimentos para o município. Dentre os serviços notáveis estão a aplicação da Lei Geral, sensibilização e capacitação de servidores e empreendedores para criar um ambiente favorável aos negócios, melhoria no atendimento, implantação da Redesim, parcelamento do solo para facilitar a liberação de alvarás, liberação automática para empresas de baixo risco e a integração física desses órgãos no mesmo local.

"A Sala do Empreendedor é um ambiente que estruturamos em parceria com o SEBRAE, focado no acolhimento do empreendedor. Prestamos todo o apoio àqueles que desejam empreender em nosso município, com serviços de atendimento e esclarecimento de processos, fomentando o empreendedorismo em nosso município e a formalização em um ambiente atrativo para investimentos que contribuem significativamente para o desenvolvimento local", afirmou Deoclides Macedo. A Sala do Empreendedor funciona na Travessa Boa Vista, na Cidade Judiciária. Os empreendedores contam também com a Sala do Empreendedor digital e WhatsApp (99) 98539-0563. Nas redes sociais: @sala_empreendedor.pf e no e-mail: saladoempreendedor.portofranco@gmail.com.

Reconhecimento e Premiações

A Sala do Empreendedor, durante o 6º Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão e no encerramento do Programa Cidade Empreendedora Ciclo II, foi agraciada com a menção honrosa na categoria bronze de referência em atendimento pelo SEBRAE-MA. Porto Franco também se destacou ao ser o terceiro município do estado a contar com a Sala do Empreendedor Digital, criada para facilitar o acesso aos serviços voltados aos atuais e futuros empreendedores.

Na atual gestão, centenas de empresas foram criadas em Porto Franco, muitas das quais optaram pelo regime de Microempreendedor Individual (MEI), fortalecendo a economia local e consolidando o município como um ambiente propício para o empreendedorismo.

• 24/08/2023