AULA INAUGURAL CURSOS DO IEMA VOCACIONAL

IEMA

Na noite desta terça-feira (26), aconteceu em Porto Franco a aula inaugural dos cursos do IEMA Vocacional.

Em setembro de 2023, a população teve a oportunidade contar com a oferta de  quatro cursos que incluem Assistente de Logística, Estética, Eletricista Industrial, Assistente de Logística e Mecânico de Máquinas Industriais.

As aulas serão ministradas no antigo prédio  paroquial, que hoje se destaca como um dos principais centros de  qualificação e formação técnica do município, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O IEMA está  localizado na Praça Dom Marcelino, visão privilegiada para o rio Tocantins.

Essa iniciativa é o resultado de um compromisso da administração do prefeito Deoclides Macedo, que reconhece a importância das políticas públicas de educação e tem como missão a melhoria da qualidade de vida da população por meio da qualificação profissional.

Ao todo, 160 jovens têm a oportunidade de moldar seu futuro, alinhar teoria e pratica, adquirir habilidades valorosas e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho.

O prefeito destacou o seu compromisso com o desenvolvimento educacional e profissional dos cidadãos de Porto Franco. "O IEMA Vocacional é uma parceria de sucesso com o Governo do Maranhão que garantirá capacitação e qualificação profissional, gerando oportunidades futuras, profissionais qualificados em nosso município que se destaca pela abertura de empresas, investimentos e agora, também, pela qualificação da mão de obra local.”

O IEMA é resultado de uma parceria  entre a Prefeitura de Porto Franco, o Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a missão de assegurar a capacitação e aprimoramento profissional da população.

Em 2021, o programa IEMA Vocacional ofereceu cursos nas áreas de eletricista predial, pedreiro de alvenaria e carpinteiro de obras, demonstrando o compromisso contínuo da administração em capacitar a mão de obra local.

O prefeito reiterou seu comprometimento em investir no futuro dos cidadãos de Porto Franco, proporcionando-lhes cada vez mais oportunidades para melhorar a qualidade de vida.

Uma notícia que também merece destaque é que o município será contemplado com o IEMA Pleno, uma iniciativa que fortalecerá a educação de nível médio e terá um impacto significativo na qualidade da educação na cidade.

Os cursos oferecidos pelo IEMA Vocacional têm como público-alvo adolescentes, jovens e adultos portofranquinos, visando estimular a geração de renda e empregos por meio da qualificação profissional, que muito contribuirá para o desenvolvimento de Porto Franco por meio da valorização da mão de obra local.

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Ivana Brito, do coordenador do IEMA Vocacional, João Fernandes, vereador Rubens de Sá, secretária de SMAS Margareht Macedo, a adjunta de Educação Marcilene Sousa, demais secretários, professores, dentre outras autoridades de destaque.
  • 27/09/2023