PORTO FRANCO – Nesta terça-feira (25), na escola de Tempo Integral Valério Miranda, foi realizada a primeira reunião entre o Comitê Intersetorial de Segurança Escolar - CINTES de Porto Franco e os órgãos de segurança. O Comitê foi criado durante uma reunião, no ultimo dia 13 de abril, provocada pelo prefeito Deoclides Macedo com o objetivo tratar sobre segurança na rede escolar de Porto Franco.
Na reunião, foram apresentadas ideias que serão incorporadas ao plano de medidas já adotado pelo município, que norteará as escolas quanto aos procedimentos a serem adotados para prevenir a violência e ter escolas mais seguras.
O capitão Diego, diretor-comandante do Colégio Militar, 2 de Julho - Unidade Professora Ercilia Bento, destacou a importância do Comitê Integrado. “Todos os órgãos envolvidos estão trabalhando a fim de garantir a segurança na rede escolar de Porto Franco. Esse Comitê de Segurança Escolar foi criado pela Prefeitura, pelo senhor prefeito Deoclides e pela secretária de Educação para desenvolver estratégias de segurança que foram implementadas de imediato nas escolas como a presença da guarda municipal e a ronda escolar. O nosso objetivo é dar mais tranquilidade para às famílias e toda comunidade”, disse.
O Comitê é formado por representantes da Administração, gestores, professores representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Seap, Guarda Municipal e a sociedade civil. A presidente do Comitê Integrado de Segurança Escolar, Noélia Macedo, ressaltou a função do Comitê intersetorial, que é de elaborar o Protocolo de Segurança nas Escolas, de forma articulada e integrada com os gestores, coordenadores, órgãos de segurança e sociedade civil e secretárias da Administração. “Porto Franco saiu na frente quando criou o Comitê.
A nossa reunião foi muito proveitosa e tivemos representantes de diversos seguimentos que participaram, trouxeram ideias para implementar as ações que a Prefeitura e a Secretaria de Educação já tomaram em relação à segurança nas escolas da zona urbana e da zona rural. Em breve, teremos um documento oficial que é o Protocolo de Segurança das Escolas de Porto Franco, fruto de sugestões discutidas e aprovadas coletivamente”, informou.
Estiveram presentes, a vice-prefeita prefeita Ivana Brito, a secretária de Administração Valderice Mota, o comandante do 12º BPM, coronel Nascimento , a secretária de Educação Nalva Veras, sua adjunta Marcilene Sousa, o coordenador de Segurança Institucional e Defesa Civil, Jhonatan Reis, gestores, professores, dentre outros participantes do Comitê e convidados da sociedade civil.