RETROSPECTIVA EDUCAÇÃO DE PORTO FRANCO 2022

Cuidar da educação da população de Porto Franco é pensar num futuro onde os nossos cidadãos poderão desfrutar de uma sociedade muito mais justa e harmoniosa. Diante disto, a Prefeitura de Porto Franco, por meio, da Secretaria Municipal de Educação, não mediu esforços para garantir  infraestrutura educacional, valorização do corpo docente e demais servidores, bem como, melhorias nas práticas do dia a dia dos alunos da rede. Tudo começa pela Educação e, por aqui, neste ano, começamos e concluímos com o pé direito.

Confira as principais ações desenvolvidos pela SEMED no ano de 2022:

• Todo o ano Letivo de 2022 foi marcado por palestras motivacionais e pedagógicas para todos os profissionais da Educação, promovendo capacitações de professores com caráter formativo, acolhedor e reflexivo, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos.

• Porto Franco também ganhou uma escola nova, com a implantação do Colégio Militar 2 de Julho - Unidade Integrada Professora Ercília Bento, no bairro Vila Nova, uma parceria com o Governo do Estado.

• Por meio de alguns programas, foi possível melhorar de forma significativa o aprendizado de nossos alunos. O Programa Mais Aprendizagem visou reduzir os impactos na aprendizagem causados pela pandemia, tendo como público-alvo alvo os alunos de 6º ao 9º ano, com baixo rendimento escolar.

• As melhorias também puderam ser vistas na estrutura de nossas escolas. A Coordenação de Infraestrutura e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Educação trabalhou incansavelmente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Infraestrutura, nas ações de reformas, adaptação, manutenção e ampliação na estrutura dos prédios escolares, entrega de móveis e salas novas e ambientes climatizados para o bom andamento do ano letivo.

Foram realizadas:

• Reforma e ampliação da Creche Crescimento
• Reforma e ampliação da Escola Municipal Nemésio Bandeira Gomes (Zona Rural)
• Reforma e ampliação da Unidade Escolar Arthur Milhomem

• Como forma de trabalhar a inclusão e participação ativa de nossos alunos portadores de necessidades especiais, foram entregues 11 Salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Especializado de forma complementar e/ou suplementar para alunos da rede regular de ensino.

• Não se pode estudar sem um bom livro, não é mesmo? A Prefeitura também realizou a entrega de quase 2 mil livros didáticos, adquiridos com recurso próprio, beneficiando, assim, crianças da Educação Infantil nas zonas urbana e rural.

• Êpa! Crianças e adolescentes são prioridade absoluta “Porque Fora da Escola, Não Pode”. A Secretaria Municipal de Educação recebeu menção honrosa pelos 100% das ações realizadas pelo Programa Busca Ativa Escolar, durante a seccional UNDIME/MA, que aconteceu em São Luís.

• Também tiveram tecnologia e inovação por aqui, como por exemplo a capacitação de professores do município para o uso da plataforma de ensino de Robótica do “Projeto Maratoninha Maker”, em parceria com o Governo do Estado.

• O município também recebeu Menção Honrosa de Reconhecimento aos municípios maranhenses que obtiveram as melhores médias no IDEB 2021 para o Ensino Fundamental, anos iniciais e anos finais, no Seminário de Prefeitas, Prefeitos e Secretários Municipais de Educação, durante  a seccional UNDIME/MA, que aconteceu em São Luís.

• Como um dos últimos atos, mas não menos importante, a prefeitura Implantou o novo piso salarial no valor de R$: 3.845, 54 para todos os professores do município, o que correspondeu a um reajuste nominal de 33, 24%.

Ufa! A lista é grande e contempla apenas algumas das principais ações da Prefeitura visando melhorar a educação de nossa cidade a cada dia. Para o ano que vem, já estão sendo executadas importantes obras que irão vetorizar este crescimento e que, em breve, serão de conhecimento de toda a população.