Saúde

Prefeitura de Porto Franco e Governo do Estado lançam programa prevenir e cuidar

PORTO FRANCO - Visando ampliar a rede de atendimentos para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de câncer, a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da SES e da EMSERH lançaram, nesta quarta-feira (16), o Programa Prevenir e Cuidar, que será coordenado pelo médico oncologista, Drº.Gumercindo Filho e pela médica Drª. Germana Zélia.

O prefeito Deoclides Macedo agradeceu a parceria com o governo estadual e destacou a importância da iniciativa que vai possibilitar ao Polo de Saúde de Porto Franco realizar  cirurgias oncológicas, mastologia, triagem de casos oncológicos e regulação de pacientes em unidades da rede estadual maranhense que realizam o tratamento contra o câncer. “As ações de saúde são aquelas que mais têm impacto na vida população. Por isso, lançamos, hoje, o programa de prevenção e diagnóstico precoce de cânceres em nosso município, a fim de reforçar as ações de prevenção ao câncer, realizar o diagnóstico precoce e propiciar o  tratamento adequado. Agradeço, mais uma vez, a parceria com o Governo do Estado, por meio da SES e da EMSERH, por nos possibilitar oferecer o serviço de saúde necessário aos pacientes que buscam o Polo de Porto Franco”. 

Durante o lançamento,  foi ministrada  palestra com o tema “A implantação de programa de prevenção e diagnóstico precoce de câncer no município de Porto Franco”, ministrada pelo médico Gumercindo. 

O programa contemplará a integração com ações de prevenção e treinamento das equipes de Atenção Básica, e a execução do Projeto Cores pela Vida, que é uma parceria com a Secretaria de Educação, a fim de estimular práticas de prevenção ao câncer e diagnóstico precoce com professores, alunos e familiares. “Porto Franco é um município pioneiro nessa parte da integração  com ações de prevenção e treinamento das equipes de Atenção Básica e a execução do ´Projeto Cores Pela Vida a fim de estimular práticas de prevenção ao câncer e diagnóstico precoce. Com os novos serviços especializados no hospital de Porto Franco será possível difundir práticas de prevenção dos tipos de câncer mais comuns e identificar casos suspeitos da doença “disse o médico. 

O secretário de Saúde, Marco Aurelio Gonzaga, ressaltou o programa como fundamental. “A implantação dos serviços de oncologia é essencial e significa um avanço para o município.  O nosso sistema de saúde tem melhorado a cada dia. Expandimos os serviços de saúde, o que garante um atendimento diferenciado e humanizado ao paciente que se dirige até o hospital. Já implantamos a urologia e, hoje, iniciamos o  Prevenir para Cuidar com o objetivo de desenvolver um conjunto de ações integradas para a prevenção e o enfrentamento do câncer. Quem ganha é a população de Porto Franco e os pacientes da nossa região”. 

A professora aposentada Rosilê Almeida tem câncer e faz tratamento em Imperatriz. A paciente avaliou positivamente o programa. “Hoje consultei com o Drº Gumercindo, apresentei os meus exames e é muito bom saber que, a partir de agora, contamos  com um especialista atendendo aqui em nosso município”. 

Estiveram presentes, a vice-prefeita Ivana Brito, a secretária da SMAS, Margareth Macedo, a deputada Valéria Macedo, a diretora do hospital, Andreia Andrade,  profissionais e demais servidores da Saúde, o vereador Gleison, dentre outras autoridades .

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Porto Franco

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FRANCO

Endereço: PRAÇA DEMETRIO MILHOMEM, Nº 10 \ CENTRO \ PORTO FRANCO - MA \ CEP: 65975000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)3571-2251