Saúde

Prefeitura lança o “Programa de Atenção Primária da Saúde do Homem” durante abertura da Campanha Novembro Azul

A inciativa busca fortalecer atenção à saúde masculina no hospital de Porto Franco 

PORTO FRANCO - Nesta sexta-feira (11), aconteceu no Hospital e Maternindade Aderson Marinho (HMAM) a abertura oficial da Campanha Novembro Azul e o lançamento do “Programa de Atenção Primária da Saúde do Homem"  a fim de reforçar também a importância do homem se cuidar. 

Durante a programação, houve consultas com urologista, marcações de exames e cirurgias. 

O prefeito Deoclides Macedo destacou a importância dessas ações preventivas no cuidado com a saúde do homem. 

“A implantação do Programa Saúde Primária do Homem compõe o nosso plano de governo. Os atendimentos darão ao paciente do público masculino, a oportunidade de fazer, aqui no hospital, exames preventivos, o diagnóstico e alguns procedimentos importantes de combate ao câncer de próstata. Isso demonstra o compromisso que a nossa gestão tem com a saúde pública da população." 

A programação contou ainda com a palestra do médico José Neto e teve como tema “Novembro Azul: o despertar do homem pela saúde” e, em seguida, teve início o atendimento dos serviços de urologia no hospital. 

“O homem precisa ir ao médico e fazer os exames de rotina. O novembro azul vem com esse objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o urologista José Neto Pereira. 

Os novos serviços na área da saúde só estão sendo viabilizados graças à uma parceria entre a Prefeitura de Porto Franco, por meio da secretaria de Saúde com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Saúde e a EMSEHR. 

“Além do lançamento da Campanha Novembro Azul, hoje demos início a um novo serviço que será disponibilizado aqui no hospital voltado para a prevenção e para a saúde do homem. Será possível realizar o diagnóstico e disponibilizar o tratamento e algumas intervenções cirúrgicas que serão realizadas para a população de Porto Franco e municípios referenciados”, explicou o secretário de Saúde, Marco Aurélio. 

O paciente Raimundo Gomes de 65 anos necessita fazer o tratamento e já saiu com a cirurgia marcada. “Preciso fazer a cirurgia e graças a Deus o dr José Neto disse que  irei fazer o tratamento aqui mesmo no hospital de Porto Franco sem ter que ir para Imperatriz”. 

 

DADOS CÂNCER DE PRÓSTATA 

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Estiveram presentes, a vice-prefeita Ivana Brito, a secretária da SMAS, Margareth Macedo, a deputada Valéria Macedo, a diretora do hospital, Andreia Andrade,  profissionais e demais servidores da Saúde e vereadores.

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Porto Franco

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FRANCO

Endereço: PRAÇA DEMETRIO MILHOMEM, Nº 10 \ CENTRO \ PORTO FRANCO - MA \ CEP: 65975000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)3571-2251