Saúde

População é beneficiada com implantação dos serviços em Oncologia, Mastologia e Urologia em Porto Franco

PORTO FRANCO - O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) Marcello Duailibe recebeu nesta quarta-feira (9) a visita do prefeito do município maranhense de Porto Franco, Deoclides Macedo. Na pauta da reunião, foram discutidos detalhes de ações de saúde relacionadas ao Novembro Azul que serão realizadas no município em parceria com a EMSERH e a implantação de serviços especializados de saúde no Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), em Porto Franco.

“As ações de saúde, sem dúvida, são aquelas que mais têm impacto na comunidade. E as ações que temos realizado não só em Porto Franco como em todo o Estado do Maranhão demonstram que o Governo do Estado continua trabalhando, fazendo o seu papel e aquilo que lhe compete que é uma gestão administrativa eficaz e com resultados visíveis”, concluiu o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Em Porto Franco, nesta sexta-feira (11) haverá o lançamento oficial da campanha Novembro Azul. A programação terá início as 08h30 no Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), com a palestra do médico José Neto com o tema “Novembro Azul: o despertar do homem pela saúde” e em seguida as 10h terá início o atendimento dos serviços de urologia em ambulatório. A ação faz parte do “Programa de Atenção Primária da Saúde do Homem”.

Outra ação no município está prevista para o dia 16 de novembro, com o lançamento do “Programa Prevenir e Cuidar” nos ambulatórios do Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM). O ambulatório será de cirurgias oncológicas, mastologia, triagem de casos oncológicos e regulação de pacientes oncológicos em unidades rede estadual maranhense que tratam o câncer. Os novos serviços vão beneficiar a população de Porto Franco e região que abrange sete municípios.

Com os novos serviços especializados será possível difundir práticas de prevenção dos tipos de câncer mais comuns e identificar casos suspeitos da doença. O ambulatório de Mastologia vai propiciar a realização de colposcopia, cirurgia de alta frequência de colo uterino, biópsia de colo uterino, punção aspirativa com agulha fina (PAAF) de mama, biópsia de mama, biópsia de pele e partes moles, entre outros.

No Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), o local onde vai funcionar o ambulatório de oncologia e mastologia passou por uma vistoria técnica no último dia 08 de novembro. Participaram da vistoria o médico oncologista Gumercindo Filho, a diretora do hospital Andréia Andrade, o secretário de saúde de Porto Franco Marco Aurélio, a deputada estadual Valéria Macedo e servidores da secretaria de saúde. Os novos serviços estão sendo viabilizados graças à uma parceria entre a prefeitura municipal de Porto Franco, Governo do Estado do Maranhão, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a EMSERH.

“É preciso valorizar o que está sendo feito. Os homens não tem essa cultura de ir ao médico como a mulher tem. As mulheres desde muito jovens trabalham a prevenção. O homem não tem isso. E a repercussão de que teríamos serviços em Urologia foi muito positiva na região.  Estou muito otimista com esses resultados. São ações que fazem parte do nosso plano de governo. Com os novos serviços de urologia, oncologia e mastologia estamos diminuindo distâncias, fortalecendo as parcerias e isso tudo reflete no oferecimento de serviços especializados para a população, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade de Porto Franco” frisou o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo.

A parceria com a EMSERH possibilitou inclusive o oferecimento de vários serviços de saúde no HMAM, como ambulatório de Gastroenterologia, exames de endoscopia, ambulatório de ortopedia e neurologia.

ASCOM EMSERH

Fotos: Adeta Holanda