PORTO FRANCO - O orgulho que temos de nossas raízes é o que nos motiva a valorizar e celebrar a cultura de nossa terra. O São João da Alegria, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT), em parceria com o Governo do Maranhão, foi um sucesso tanto em organização quanto em participação da população de Porto Franco e região.
Na noite deste domingo (26), o prefeito Deoclides Macedo, acompanhado da esposa Margarth Egito, participou do encerramento do arraial. “É a Prefeitura de Porto Franco valorizando a cultura da nossa gente. O nosso São João foi sucesso e contou com muitas atrações culturais, comidas típicas. Um evento cultural muito aguardado que movimentou a economia, gerou oportunidades e renda para nosso povo e, acima de tudo, preservou e incentivou a nossa cultura”.
A comerciante Maria Rosani Gomes aproveitou para ganhar uma renda extra no Arrraial. “Uma festa muito bonita, bem organizada, gostei muito. Estive aqui esses dias com a minha barraca e ganhei um dinheirinho extra, que chegou em boa hora, porque estamos precisando depois dessa pandemia toda, muito bom”.
A programação de encerramento contou com as apresentações das quadrilhas Boi Bem Querer de Imperatriz, da Companhia de Teatro e Dança Arte Livre - CIATDAL, Filhos da Boa Vista de Tocantinópolis, além dos shows do Gil Fernandes e Erasmo de Dibell.
“Um evento muito especial de resgate da cultura, preservando a essência e apresentando as novidades dos grupos juninos da região. Só temos que agradecer a todos os grupos juninos convidados, às quadrilhas, bois e os artistas regionais que animaram o nosso São João”, agradeceu o secretário de Cultura, Edvan Silva.
A estudante Ludmila Rocha falou da alegria em participar do arraial. “É muito gratificante estar aqui hoje, depois de muito tempo. Estou muito feliz e realizada de participar mais uma vez do São João”, expressou.
Deoclides Macedo agradeceu aos parceiros e organizadores que contribuíram para a realização do evento. “Agradeço ao Governo do Maranhão, à Secretaria Estadual de Cultura, à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e aos demais organizadores do nosso São João da Alegria e parabenizo a todas as quadrilhas e demais grupos culturais e cantores regionais que animaram o nosso evento”.
Estiveram presentes, a vice-prefeita Ivana Brito, o secretário de Cultura Edvan Silva, a deputada estadual Valéria Macedo, a secretária de Educação Nalva Veras, o secretário de Saúde Marco Aurélio Gonzaga, o produtor cultural Vanner Marinho, demais secretários, vereadores, e moradores de Porto Franco e região.