PREFEITO DEOCLIDES MACEDO CONCORRE AO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR 2022

Com o projeto “Porto Franco Cidade Empreendedora”, o prefeito Deoclides Macedo está dentre os finalistas da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor entregue, a cada 2 anos, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Deoclides está em São Luís para participar, na noite desta terça-feira (3), da Solenidade de Anúncio e Premiação do PSPE, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, auditório Terezinha Jansen - Multicenter Negócios e Eventos em São Luís.

Nesta edição, com um número recorde de inscritos, dos 89 projetos participantes, 81 foram habilitados e 21 chegaram à grande final, oriundos de 14 prefeituras maranhenses.

Para o gestor, que já recebeu o prêmio por duas vezes em 2007 e 2009, chegar à final da premiação no primeiro ano de governo, marcado por desafios com a pandemia é uma grande conquista pelo trabalho feito em Porto Franco.

“Ao assumir a Prefeitura em 2021, mesmo em ano difícil e desafiador devido à pandemia, conseguimos alavancar e apoiar os empreendedores em Porto Franco. Estabelecemos, como meta principal, transformar o município em referência à abertura de novas empresas, com foco na geração de emprego e renda. Isso se deve ao meu espírito de gestão”, disse.

Segundo Deoclides, a sua carreira política está pautada na disciplina, no espírito inovador.

“Estar na final é o  reconhecimento das ações que buscamos desenvolver com a nossa equipe de governo,  visando o desenvolvimento econômico de Porto Franco. Estamos incentivando os microempreendedores, na desburocratização, na capacitação, no acesso aos serviços com a Sala do Empreendedor Digital, sempre com um grande diferencial no atendimento aos empreendedores locais”.

Os prefeitos finalistas do XI PSPE estão concorrendo às categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade e Cidade Empreendedora.

Os vencedores da etapa estadual do XI PSPE concorrerão com os demais vencedores de todo o Brasil na etapa nacional, no dia 28 de junho, nas mesmas categorias que se consagraram campeões.

PERFIL POLÍTICO DEOCLIDES MACEDO

O prefeito Deoclides Antonio Santos Neto Macedo, conhecido politicamente como Deoclides Macedo, nasceu em Porto Franco, no dia 09 de dezembro de 1962. Ele é casado com Margareth Egito e pai da médica Maria Clara Macedo.

O gestor se formou em Direito pela Universidade Católica de Goiás, em agosto de 1987, e  retornou à Porto Franco no mesmo ano. Em 1993, ingressou na vida pública e, pela primeira vez, foi eleito prefeito de Porto Franco, por influência de seu saudoso pai, Jano Pereira de Macedo.

Posteriormente, elegeu-se por mais quatro vezes, destacando-se as eleições de 2009, onde recebeu mais de 90% dos votos. Foi eleito prefeito com visão empreendedora por mais de três mandatos (2005/2008; 2009/2012 e 2020 a 2024).

Entre 1995 e 1996, Deoclides foi presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão-FAMEM. E, no ano de 2002, foi candidato a vice-governador na chapa do saudoso Jackson Lago na disputa pelo Governo do Estado do Maranhão.

Gestor com visão empreendedora, foi o primeiro prefeito maranhense a implantar a tão sonhada escola de tempo integral do estado, a escola Paulo Freire, com a finalidade de assegurar boa educação, alimentação adequada e proteção social aos estudantes de Porto Franco.

Destacado advogado e político, Deoclides Macedo exerceu ainda cargos e mandatos de grande importância, como secretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Luís (2003), deputado estadual (1999/2002).

Em 2016, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados e, no ano de 2019, a presidência da Companhia Maranhense de Gás – GASMAR.

Em janeiro de 2021, assumiu a Prefeitura de Porto Franco pela quarta vez.

Ainda como prefeito de Porto Franco, teve excelentes resultados na economia e desenvolvimento social do município, colocando o município entre os sete maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Maranhão. Foi também em sua administração, que a cidade ganhou a primeira refinaria de soja do estado, fazendo da região um polo de desenvolvimento agroindustrial.

Em reconhecimento ao seu brilhante trabalho em prol do desenvolvimento de pequenos negócios e da modernização da Administração Pública à frente da Prefeitura de Porto Franco, Deoclides foi eleito pelo SEBRAE-MA, o Prefeito Empreendedor Estadual por duas vezes, nos anos de 2007 (5ª edição) e 2009 (6ª edição).

Como um gestor otimista e grande incentivador de ações empreendedoras, fez com que Porto Franco fosse o primeiro município do Maranhão a ter implementada a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que incentivou empreendedores locais a investirem no município contribuindo para o fortalecimento da economia local. Proporcionou mais benefícios aos pequenos negócios, geração de emprego e renda e um ambiente menos burocrático, promovendo grande impacto na economia local e atraindo empresas locais e de fora para investirem na cidade.

O prefeito Deoclides sabe que o desenvolvimento de um município exige grande capacidade, inovação e trabalho da sua equipe de governo. E é com essa certeza que o gestor tem trabalhado arduamente para levar novamente Porto Franco ao status de município referência do Maranhão e do país.
(ASCOM)

Mais em Política