Neste sábado (9), foi realizado, no Hospital e Maternidade Aderson Marinho - HMAM, o primeiro mutirão de laqueadura tubária e vasectomia.
Todos os homens e mulheres passaram pelo Programa de Planejamento Familiar oferecido pela Atenção Primária nas UBS e, também, no próprio HMAM.
Os usuários do SUS foram recebidos e acolhidos pelas equipes de profissionais do HMAM, onde foram triados, obedecendo todos os critérios necessários para realização do procedimento cirúrgico.
A cirurgia de laqueadura tubária é realizada quando a mulher expõe o desejo de não mais ter filhos, assim como a vasectomia nos homens. Antes do procedimento, os interessados são avaliados por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentre outros.
De acordo com o secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, o objetivo é tornar acessíveis os procedimentos cirúrgicos de laqueadura e vasectomia para mulheres e homens, desde que estejam aptos para realizarem o procedimento, segundo avaliação médica.
“Para o mutirão de hoje, o nosso sistema contou com uma equipe extra de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e, claro, com o apoio de todos os colaboradores do centro cirúrgico do HMAM, completamente reformado e reestruturado pela atual gestão."
O prefeito Deoclides Macedo destacou a atenção da gestão com a saúde pública.
“A saúde tem sido a noss a prioridade na nossa gestão, estruturamos todo o hospital e buscamos ofertar um atendimento de ponta para os pacientes no Polo de Saúde de Porto Franco, como esse multidão de cirurgias que é muito importante."
Segundo a SEMUS, o mutirão será realizado em média uma vez por mês, sem prejuízo das cirurgias realizadas no calendário normal do HMAM.