Infraestrutura

Prefeitura com a presença do governador Flávio Dino faz inaugurações e anuncia novas obras e serviços para Porto Franco

Na noite desta segunda-feira (28), o prefeito Deoclides Macedo recebeu o governador Flávio Dino e comitiva, para inauguração das novas instalações do Hospital e Maternidade Aderson Marinho -HMAM. Por aproximadamente um ano, a Prefeitura, por meio da SEMUS e da SEMINFRA, realizou o trabalho de recuperação e ampliação do HMAM. O atendimento, nesse período, não foi suspenso porá se tratar de atividade essencial.

Toda a estrutura passou por reparos; foram instaladas duas usinas de gás e um novo sistema de tubulação de oxigênio, que foi incorporado em toda extensão do prédio. Também foram construídas as Salas Vermelha e Amarela, onde acontece a triagem dos pacientes para ocuparem os 10 leitos de UTI, obtidos por meio de parceria com o Governo do Estado.

Agora, na última fase do projeto, foram entregues a Unidade Interligada de Emissão de Registro Civil e o Centro de Imagem, que conta com salas de ultrassonografia, mamografia e tomografia, com uma das estruturas mais modernas de todo o estado.

Para o prefeito Deoclides Macedo, este momento é um marco para a gestão.

“Hoje realizamos mais um sonho. Entregamos à população o Hospital e Maternidade já reformado e ampliado, totalmente diferente de como recebemos, o que comprova a  seriedade e o compromisso da nossa gestão na área Saúde, desde as Unidades Básicas até as Unidades de Média e Alta Complexidade. Com o apoio do nosso governador, Flávio Dino, o Polo de Porto Franco entra para a história como um dos mais modernos de toda a região, título este que todos os portofranquinos podem se orgulhar.”

Para o governador Flávio Dino, “voltar a Porto Franco e poder anunciar grandes obras é um verdadeiro sonho. Estivemos investindo muito neste município, sobretudo na Saúde, que sempre foi uma prioridade para os gestores.”

O juiz de Direito da 1ª Vara, o Dr. José Francisco de Sousa, em seu pronunciamento destacou a importância da Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento no hospital. “É o primeiro direito do ser humano, logo após que nasce. Hoje é um dia de grande alegria para todos. Nós temos o dever de garantir esse direito. Temos o orgulho de entregar à comunidade, este órgão. Toda criança que nascer nesta unidade, já sairá com a sua certidão de nascimento.”

A deputada estadual Valéria Macedo relembrou do trabalho que desenvolveu como secretária de Saúde. “Logo nos primeiros dias da gestão, reabrimos o hospital e reestruturamos a unidade de saúde, tanto fisicamente, quanto em atendimentos. Este trabalho, que seguiu com o secretário de Saúde, Marco Aurélio, devolveu aos portofranquinos a confiança em nosso sistema de saúde.”

Para o secretário de Saúde Marco Aurélio, “o Hospital e Maternidade Aderson Marinho  conta com 10 leitos de UTI, Salas Vermelha e Amarela, além de uma estrutura tecnológica de atendimento em toda a rede. O Centro de Imagem, uma parceria com Governo do Estado, é mais um complemento para a saúde do município e beneficiará também os municípios atendidos pelo Polo.”

Para a secretária de Infraestrutura, Naara Duarte, “hoje entregamos à população o resultado de um trabalho, que já vem sendo desenvolvido há 1 ano. Com recursos próprios, a ampliação e reforma do HMAM, comprova a prioridade que a Saúde tem para a nossa gestão, sobretudo neste momento atípico de pandemia. O trabalho continuará na revitalização de toda a rede, além das outras pastas do governo.”

O  governador Flávio Dino ressaltou, ainda,  a revitalização da Praça Gonçalves Dias (Praça do Coco);  anunciou a entrega de kits de robótica da SECT; a construção de um restaurante popular;  a Areninha de Esportes, além de investimentos na Infraestrutura do município.

Estiveram presentes a vice-prefeita, Ivana Brito, a deputada estadual Valéria Macedo, o juiz de Direito da 1ª Vara, Dr. José Francisco de Sousa, o secretário de Saúde, Marco Aurélio, a diretora do hospital, Andreia Andrade, a secretária de Infraestrutura, Naara Duarte, a secretária de Educação, Nalva Veras, o secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto,  O presidente da Faema/Senar e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho,  a gestora regional do SEBRAE, Márcia Martins e demais representantes do Sebrae, prefeitos da região, vereadores e demais lideranças.

Sobre o Hospital e Maternidade Aderson Marinho

O HMAM hoje conta com diversas especialidades como ortopedia, pediatria, cardiologia, obstetrícia e, dentre outras, além de clínicos e cirurgiões de plantão 24h.  Em média, o hospital realiza mais de 100 partos por mês e mais de 8000 atendimentos em geral, não só dos munícipes de Porto Franco, mas de toda a região.