Interesse público

Cidade Empreendedora: Prefeitura e SEBRAE lançam Sala do Empreendedor Digital em Porto Franco

A Prefeitura de Porto Franco, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão, colocou à disposição dos empreendedores do município, nesta quinta-feira (17), a Sala do Empreendedor Digital, ligada à Secretaria Municipal de Receita.
A ferramenta tem como finalidade ampliar as formas de atendimento e facilitar, ainda mais, o acesso aos serviços disponibilizados pela Sala do Empreendedor.
O espaço oferta serviços de forma on-line e de fácil acesso aos microempreendedores individuais e empresários de pequenos negócios locais. A plataforma é integrada ao site da Prefeitura - https://portofranco.ma.gov.br.
O acesso à Sala do Empreendedor Digital é simples e rápido, e pode ser feito pelo endereço eletrônico: www.saladoempreendedorpfma.com.br. O atendimento será feito pelas agentes de desenvolvimento do município, treinadas pelo SEBRAE, de maneira ágil e eficiente.

O prefeito Deoclides Macedo destacou que Porto Franco vem se fortalecendo a partir das ações do Programa Cidade Empreendedora e falou da alegria que é disponibilizar aos empreendedores,  a Sala do Empreendedor, adequada e equipada com toda estrutura  necessária para um atendimento de qualidade, tanto na forma presencial quanto on-line. “Porto Franco tem esse perfil de cidade empreendedora. Por isso, aderimos ao programa e buscamos parcerias com o Governo do Estado e com o Sebrae para ofertarmos todo o apoio e suporte necessário aos empreendedores do nosso município.  O nosso dever, como gestor, é desburocratizar processos e facilitar a vida do cidadão. Os serviços ficam disponíveis online, de maneira gratuita, com agilidade na resposta ao público empreendedor, para que eles possam empreender e gerar mais oportunidades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município”, disse.

De acordo com a secretária de Receita Municipal, Cristhianne Moreira, a Sala do Empreendedor Digital tem a missão de facilitar o atendimento, reduzindo a desburocratização dos processos aos empreendedores quando forem resolver questões empresariais e de tributos junto ao Poder Público municipal.  “Nosso propósito é facilitar vida do empreendedor, diminuir o deslocamento até a sala física, ofertando com mais agilidade o atendimento na sala digital. Pelo link são ofertados os mesmos serviços que estão disponíveis na sala física. A Prefeitura concentrou, também, os órgãos em um mesmo prédio: Sala do Empreendedor, a Receita Municipal, Meio Ambiente, dentre outros órgãos, com o intuito de garantir os serviços no mesmo espaço aos empreendedores e microempreendedores locais”.

O empreendedor também terá à disposição o atendimento via chat, por meio do WhatsApp (99) 99226-3144
Caso o empreendedor deseje o atendimento de forma presencial, a Sala do Empreendedor de Porto Franco fica localizada à rua Alfredo Santos, nº 85, Centro.
Confira os principais serviços prestados:

A Sala do Empreendedor é um espaço físico e também virtual, que tem como objetivo a simplificação e a desburocratização do processo de registro e abertura de empresas. Os usuários poderão se informar sobre os direitos e deveres do MEI; formalizarem seu negócio; atualizarem seus dados; imprimirem boletos; obterem informações necessárias para fazerem a inscrição municipal no Cadastro Geral de Rendas Mobiliárias.

Outros serviços oferecidos são alteração de cadastro de empresas; declaração de IRPF e retificações; emissão das guias de pagamento DAS; parcelamentos; orientação sobre procedimentos de baixa de cadastro; informações sobre nota física.

Mais em Interesse público