A Prefeitura de Porto Franco editou nesta sexta-feira (21), o Decreto Municipal nº 005/2022, que trata do cancelamento do carnaval oficial no município, mediante o aumento de casos da nova variante da COVID-19 no Brasil.
A cidade de Porto Franco sempre se destacou positivamente realizando um dos maiores carnavais da Região Tocantina. No entanto, mediante a situação pandêmica, os foliões precisam ter cautela no que se refere a grandes aglomerações.
Devido ao aumento no número de casos de COVID-19, nos últimos dias, em torno de 34% e, também, devido à circulação do novo Vírus da Influenza (H3N2), a gestão decidiu que não promoverá o Carnaval de Porto Franco 2022.
A decisão do prefeito Deoclides Macedo e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde leva em consideração a saúde pública e o cuidado com os cidadãos, já que viabilizar tamanha festa poderá trazer grandes consequências à cidade, já que somos Polo de Saúde da região.
"A nossa gestão protagonizou um dos melhores carnavais da região, mas desde o ano passado estamos acompanhando a triste situação da pandemia. O número de contaminações vem crescendo e nossos esforços precisam estar concentrados no combate à doença, que já ceifou muitas vidas. O momento é o de evitar aglomerações; precisamos da colaboração de todos. Vamos continuar usando a máscara, o álcool em gel, mantendo o distanciamento social e tomar todas as doses da vacina, proteção pela metade não é proteção".
Deoclides falou também sobre a preocupação com a saúde e o bem-estar dos moradores. “Prezamos, acima de tudo, pela vida de nossa população e entendemos que o momento é de cautela. Estamos avançando na vacinação de idosos, adultos e, agora, nossas crianças estão sendo imunizadas”.