A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu, na tarde de hoje(01), nota técnica sobre o aumento de casos de COVID-19 no município. Confira na integra:
NOTA TÉCNICA Nº 01/2021- SEMUS/PGM/PMPF
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em conjunto com a Procuradoria Geral do Município, com a Direção do HMAM/UTI, a Coordenação da Vigilância Epidemiológica Municipal e a Coordenação da UTI/EMSERH, vem por meio da presente Nota Técnica informar o seguinte:
1 - Nos últimos 14 dias foram registrados 103 casos novos de Covid-19 em Porto Franco, o significa que o município passou de uma situação de transmissão substancial para alta transmissão comunitária, o que representa uma piora do quadro sanitário, inclusive com nível máximo de taxa de ocupação de leitos Covid-19 na Unidade de Referência em Imperatriz.
2 - Quanto a? vacinação, até? o dia 30 de novembro, aproximadamente Porto Franco está com 90% de cobertura vacinal em relação as doses aplicadas com a dose distribuídas, com um total de quase 28 mil doses realizadas. Já foram vacinadas 15.150 pessoas com a primeira dose, correspondendo a 87% da população vacinável e foi vacinada 11.800 com a segunda dose correspondendo a 62% da população imunizada com as duas doses. Atualmente estamos vacinando a partir de 12 anos de idade e realizando a 3 dose nos profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e população geral que já tenha 5 meses da segunda dose;
3 - Que no dia 26 de novembro, a Organização Mundial de Saúde anunciou uma nova variante, nomeada “o?micron”, classificada como variante de preocupação. A “o?micron” foi inicialmente detectada na África do Sul, e com registro em 30 de novembro, de dois casos comprovados dessa variante no Brasil.
4 – Diante desse cenário, recomendamos que todas as medidas de controle da transmissão do Coronavírus devem ser seguidas pela população, em especial:
I – Uso de máscara facial, uso do álcool em gel, distanciamento físico e evitar aglomerações;
II – Pessoas do grupo de risco (idosos, gravidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação ou locais com aglomeração de pessoas;
III - As pessoas que ainda não se vacinaram com a 1ª, 2ª ou 3ª dose no período recomendado, devem estar atentas aos avisos e locais de vacinação, completando a imunização, o que é fundamental para o controle da pandemia. Isto e? necessário mesmo para aqueles que tiveram covid-19;
IV – E? fundamental que casos suspeitos, casos confirmados e contatos próximos procurem o Centro de Covid-19 no HMAM, que conta com setor de triagem e acolhimento de pacientes, leitos de observação e UTI que funcionam 24 horas /dia;
V – Casos que necessitem de apoio diagnóstico ou grau de comprometimento mais grave são referenciados ao Município de Imperatriz.
Porto Franco (MA), 1º de dezembro de 2021.
MARCO AURÉLIO GONZAGA SANTOS
Secretário municipal de Saúde
NEIRIVAN RODRIGUES SILVA CHAVES
Procuradora-geral
ANDREIA DA SILVA ANDRADE TEIXEIRA
Diretora-geral do HMAM/UTI
LUCIANNA MIRELE DE SÁ TRABULSI
Enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica
JOELDA ROCHA CONCEIÇÃO ABREU
Coordenadora de UTI EMSERH