Eventos

Deoclides Macedo participa do lançamento da Agenda de Desenvolvimento Regional do Programa LIDER/SEBRAE

O prefeito Deoclides participou, nesta terça-feira (19), no Auditório do Palácio do Comércio de Imperatriz, da solenidade de lançamento da Agenda de Desenvolvimento Regional referente à primeira etapa do Programa LIDER Região Tocantina, que é uma ação de política pública promovido pelo SEBRAE. Deoclides recebeu uma  homenagem  e o certificado de participação do Programa Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional, da Região Tocantina, realizado pelo Sebrae Maranhão, que ocorreu entre novembro de 2019 e outubro de 2021.

O objetivo do Programa é mobilizar, integrar lideranças para o planejamento regional e a gestão do desenvolvimento por meio dos pequenos negócios. O Programa é estruturado em oito etapas que tem como objetivo identificar as lideranças ou locais nos três setores: público, empresarial e terceiro setor. As lideranças do LÍDER Região Tocantina integram os municípios de Porto Franco, Imperatriz, Buritirana, Campestre, Estreito, João Lisboa, Governador Edson Lobão e Ribamar Fiquene.

Os participantes se reuniram ao longo desses oito encontros, quase dois anos para a construção dessa agenda de desenvolvimento territorial para a região.
Em seu pronunciamento, Deoclides ressaltou a importância da agenda que foi e concluída coletivamente.

“O Programa LÍDER foi um processo de construção que começou antes da pandemia. O Plano contempla políticas públicas nas áreas do empreendedorismo, turismo, agronegócio e infraestrutura.  A nossa gestão tem buscado parcerias sempre visando o desenvolvimento de Porto Franco”.

Deoclides destacou, ainda, algumas importantes inciativas de desenvolvimento de Porto Franco, como a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, a assinatura do Termo de Parceria da Sala do Empreendedor, que propiciou a abertura de dezenas de empresas, já nessa gestão.

“Mesmo nesse período difícil da pandemia segundo o relatório da Sala do Empreendedor, o município de Porto Franco, em 2021, já formalizou mais 250 empresas nos diversos seguimentos. É muito importante que o empreendedor do nosso município tenha um ambiente propício para empreender. E a nossa gestão tem dado esse suporte, por meio da Sala do Empreendedor, facilitando a formalização de empresas e apoiando o empreendedorismo local. Essa agenda de desenvolvimento para Porto Franco e toda a região, fruto do Programa Líder/SEBRAE, vem somar as iniciativas de desenvolvimento já adotadas em Porto Franco e vai ajudar muito quem desejar empreender, gerar emprego e renda”.

Na comitiva do prefeito, estiveram prestigiando o evento, a vice- prefeita Ivana Brito; a secretária da SMAS Margareth Egito; o coordenador do Programa Cidade Empreendedora Vaner Marinho;  Andreia Barros e Patrícia Mendes, da Sala do Empreendedor; Roberto Sardinha e Vanderlan Parreão, representantes da Secretaria de Agricultura; a secretária de Infraestrutura Naara Duarte, a adjunta da Receita Municipal Cristianne Moreira, os representantes da cultura Edvan Silva, José Carlos, o vereador Rubens de Sá, o secretário de Planejamento, Fortunato Macedo Filho,  o presidente da CDL, Lázaro Gomes, demais autoridades e secretários do município.

Esteve presente ainda, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, a gestora regional do Sebrae Márcia Martins, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho; deputados, secretários de Estado, prefeitos, vereadores, empresários e demais autoridades.

Mais em Eventos