Saúde

NOTA PÚBLICA DO SUS
A Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria Geral do Hospital e Maternidade Aderson Marinho, sobre o vídeo divulgado nas redes sociais ontem à noite (14/10/21) pelo vereador Salomão Veras de Barros, supostamente com autorização da mãe da Sra. Marilda da Silva Sousa, vem, respeitosamente, prestar os seguintes esclarecimentos à população de Porto Franco e Região: 
 
1 – A cidadã Marilda da Silva Sousa solicitou no dia 17/08/2021 a abertura de procedimento de TFD – Tratamento Fora do Domicílio, para iniciar tratamento na cidade Imperatriz, no que foi devidamente atendida e encaminhada para o Hospital Macrorregional Ruth Noleto em Imperatriz, referência para os casos de saúde como o da paciente. 
 
2 – Em 26/08/2021 foi realizada com o médico Dr. Gumercindo Leandro, cirurgião-geral e oncologista, que adotou providências para o diagnóstico e tratamento da paciente, tendo solicitados exames pré-cirurgicos, os quais foram feitos pela própria paciente e depois reembolsados pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 29/09/2021.
 
3 – A Secretaria adotou várias providências no sentido de agilizar o tratamento da paciente como, por exemplo, o transporte dos doadores de sangue de Porto Franco a Imperatriz e vice-versa, o transporte da paciente para consultas e avaliações etc.  
 
4 – No dia 16/09/2021 a paciente retornou com o Dr. Gumercindo para entrega dos exames e análise final do procedimento que será submetida a paciente naquela referência hospitalar. 
 
5 - Após a análise médica, foi indicada para a paciente cirurgia denominada de laparotomia exploradora (abertura do abdome do paciente), com acompanhamento de cirurgiões e outras especialidades.  
 
6 – A cirurgia da paciente no Hospital Macrorregional encontra-se, portanto, devidamente agendada na referência para a próxima sexta-feira (22/10/21), o que demandou inclusive a intervenção direta da Secretária Municipal de Saúde.
 
7 – A surpresa foi a divulgação com evidente sensacionalismo do vídeo pelo vereador referido, com imagens da paciente, sentindo dores. 
 
8 – Neste momento a paciente se encontra no HMAM e foi reavaliada por cirurgião-geral, Dr. Lailton, que informou que o caso dela realmente deve ser realizado no Hospital de Referência Ruth Noleto em Imperatriz, tendo em vista peculiaridades técnico-médicas e que a direção deve seguir o agendamento do sistema, com previsão de cirurgia para a próxima sexta-feira dia
22/10/2021. 
 
9 – O HMAM lamenta mais uma vez o proceder ilegal, abusivo e reprovável do vereador Salomão Veras de Barros, que tenta desesperadamente atingir a honra objetiva do Sistema de Saúde de Porto Franco para fins políticos, atingindo ainda a honra subjetiva dos laboriosos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem que trabalham no sistema, além evidentemente da própria direção do SUS.
 
10 – Por fim, informamos a população que o caso foi levado ao conhecimento da Procuradoria Geral do Município, para adotar as medidas legais que entender cabíveis contra o referido parlamentar no âmbito judicial ou parlamentar.  
 
Porto Franco (MA), 15 de outubro de 2021. 
 
 
VALÉRIA MARIA SANTOS MACEDO 
Secretária Municipal de Saúde 
 
 
ANDREIA DA SILVA ANDRADE TEIXEIRA
Diretora Geral do Hospital e Maternidade Municipal
 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Porto Franco

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FRANCO

Endereço: PRAÇA DEMETRIO MILHOMEM, Nº 10 \ CENTRO \ PORTO FRANCO - MA \ CEP: 65975000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)3571-2251