PREFEITURA DE PORTO FRANCO PROMOVE ABERTURA DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Na tarde desta quinta-feira(7), a Prefeitura de Porto Franco realizou a abertura da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde promoverá ações que vão desde palestras a acesso aos serviços de diagnóstico.

A solenidade contou com uma palestra da mastologista Leilane Martins que fez um alerta sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer, além de explicar os passos a serem tomados após o diagnóstico. Durante o evento, Norian Barbosa, contou sobre a sua história de luta e vitória contra o câncer de mama. “O diagnóstico de câncer não é o fim, como muitos pensam, é o começo. Graças ao apoio de Deus e da minha família eu pude passar por essa batalha e hoje poder contar a minha história.”

A secretária de Saúde Valéria Macedo destacou a importância da campanha. "É de extrema importância a realização desse evento, ainda mais com a participação de toda a rede. A campanha ganha muito mais força quando é promovida por profissionais que   que se preocupam com a saúde da população. Agradecemos a todos os servidores da Saúde que têm contribuído para que nós tenhamos resultados excelentes no município. A construção de uma saúde de qualidade é nossa prioridade.”

Para o prefeito Deoclides, o trabalho em rede é necessário para a construção de uma saúde de qualidade. “Toda a gestão tem se esforçado diariamente para que possamos construir uma saúde muito melhor em nosso município. A Campanha do Outubro Rosa é resultado desse processo, que acontecerá diariamente, e em atenção a todos os gêneros e faixas etárias. Continuaremos nesse ritmo, porque acreditamos que dessa maneira chegaremos aos dias melhores que tanto ansiamos”.

O momento também contou com espaço de beleza, sorteio de brindes, atividade física, além de um cofee-break.

Estiveram também presentes ao evento, a vice-prefeita Ivana Brito, a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Germana Marques, coordenadores, gestores, vereadores e a população em geral.

Durante o mês serão realizadas ações em todas as UBS, como palestras informativas e realização de preventivos. As mamografias serão realizadas no HMAM.