Saúde

Mais de mil animais foram vacinados contra a raiva em Porto Franco

A  Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses e Endemias, vacinou cerca de 1.500 animais, neste sábado (18), o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. 

A secretária de Saúde Valéria Macedo acompanhou a vacinação, que ocorreu em diversos pontos. "Fiz questão de acompanhar a vacinação antirrábica. Um dia importante no combate à raiva e outras doenças que atingem nossos animais. Queremos agradecer aos profissionais envolvidos nessa ação." 

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Edvan Silva, só no dia D foram vacinados mais de mil animais, entre cães e gatos. “A vacinação foi um sucesso, vacinamos um número considerável de cães e gatos com idade acima de 4 meses. Quem não conseguiu vacinar hoje, deve procurar, no decorrer da semana, o Departamento de Endemias e Zoonoses, na Rua 8 de outubro, n°158, Centro." 

A veterinária Ana Claudia Sousa ressaltou que a prevenção é o único meio de combate e apenas a imunização garante proteção dos animais e da população. "A grande preocupação é que a raiva é considerada uma doença perigosa pelo grau de fafatalidade. A única forma de proteger os animais e a raiva humana é por meio da vacinação antirrábica." 

 

Raiva 

 

A raiva é uma doença sem cura e letal em 100% dos casos, levando à morte os animais atingidos e os seres humanos infectados pelo vírus. Os principais transmissores são os caninos e felinos.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Porto Franco

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FRANCO

Endereço: PRAÇA DEMETRIO MILHOMEM, Nº 10 \ CENTRO \ PORTO FRANCO - MA \ CEP: 65975000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)3571-2251