Assistência Social

Gerando vidas: gestantes recebem kit maternidade da Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Porto Franco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS da Vila Lobão, a entrega de kits maternidade para as mulheres gestantes atendidas pelo Programa Criança Feliz. A ação faz parte do Programa Gerando Vidas que tem como objetivo humanizar o cuidado à gestante e ao recém-nascido, mobilizando todos os serviços, equipes multidisciplinares para estimular a vivência positiva da maternidade.

A gestante Luciana Sousa falou da satisfação em fazer parte do projeto.

“Essa é a minha 3ª gestação, eu nunca tinha sido bem amparada e assistida como agora. Estou muito feliz de participar do Projeto Criança Feliz, de fazer parte das beneficiadas com o Programa Gerando Vidas. É maravilhoso, principalmente o ensaio fotográfico que levanta a autoestima de cada mulher gestante, porque têm dias que a gente está com autoestima boa, em outros dias está ruim. Eu fiquei muito contente. Só tenho que agradecer, muito obrigada.”

A assistente técnica em Serviço Social e coordenadora do Projeto Gerando Vidas, Lizandra Sousa, destacou que as ações são muito importantes, uma vez que visam oferecer mais qualidade de vida para as mamães e para os bebês.

“Esse projeto foi criado para oferecer e promover um acompanhamento às gestantes deste município. Nós sabemos que a gravidez é um momento de muitas mudanças e transformações, e o Gerando Vidas visa promover para além de um cuidado da saúde física e mental, que já é prestada pela saúde de Porto Franco, propiciar, também, um acolhimento e escuta a essas gestantes. Buscamos oferecer um espaço em que elas podem trocar experiências, falar das suas vivências. Aqui temos reuniões, palestras, rodas de conversas sempre visando a qualidade de vida delas e dos filhos.”

O prefeito Deoclides Macedo reforçou mais uma vez o cuidado especial para com as gestantes. “O cuidado com as gestantes e com o bebê tem sido uma preocupação da nossa gestão. Antes, no momento do parto no HMAM, e após a gestação com toda assistência na saúde do município. Buscamos por meio de projetos e ações como estas, prestar o acolhimento e atendimento às gestantes do município que já são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.  As gestantes participam de rodas de conversas, palestras, além de receberem acompanhamento do pré-natal ao puerpério, uma vez que o Criança Feliz atende crianças até os três anos.”

A entrega do kit maternidade contou com a presença da secretária de Assistência Social Margareth Egito, da sua adjunta Eth Milhomem, da vice prefeita Ivana Brito, de coordenadores e gestantes.

Sobre o Projeto

O Projeto acontece desde o mês de agosto e se estenderá até dezembro de 2021, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – da Vila Lobão. Serão realizadas atividades às quartas-feiras, às 16h.  Durante os encontros, serão confeccionados enxovais para os bebês; entregues materiais de consumo para montagem do kit enxoval, book gestacional. As gestantes serão encaminhadas, também, para as redes de serviços do município.