Cidadania

Prefeitura entrega mais de 5 mil cestas na 2ª etapa da alimentação escolar em casa

A Prefeitura Municipal de Porto Franco, por intermédio da Secretaria de Municipal de Educação -SEMED, deu início, na manhã desta quarta-feira (2), na UEB Escola Alzira Mourão, à 2ª etapa do Programa Alimentação Escolar em Casa. O ato de entrega contou com a participação do prefeito Deoclides, da secretária Nalva Veras, da adjunta Marcilene Sousa, da responsável técnica pelo programa, a nutricionista Drª Denise Portugal, secretários, vereadores e professores.

Serão distribuídas às famílias da zona urbana e rural 5.200 cestas, com 10,5 kg de alimentos cada, totalizando 60 toneladas de alimentos. Ao todo, juntando a primeira e a segunda etapas, foram quase 10 mil cestas distribuídas pelo programa que tem como finalidade garantir o reforço alimentar aos estudantes durante a pandemia do coronavírus, já que as aulas estão sendo pelas plataformas digitais no formato remoto.

Foram utilizados recurso do PNAE, complementados com recursos próprios, além da parceria com o Governo do Estado e com a Empresa privada (ADM) que fez a doação de mais de 4 mil litros de óleo de soja garantindo, assim, uma cesta de qualidade, seguindo as orientações nutricionais.

O prefeito Deoclides destacou quem, além dos alimentos básicos, a cesta básica conta, ainda, com verduras e frutas, como a mandioca, inhame e o mamão, itens adquiridos dos produtores familiares de Porto Franco.

“Essas cestas garantem aos alunos, que estão estudando em formato remoto, uma alimentação balanceada. Um incentivo também para o comércio local, onde compramos as cestas, e para os produtores rurais do município, uma vez que as cestas contam com produtos da agricultura familiar”.

A entrega das cestas acontecerá para os alunos da zona urbana em todas as escolas até sexta-feira e para os da zona rural, na próxima semana. A secretária de Educação Nalva Veras destacou que todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino receberão a cesta. “Uma enorme satisfação fazer parte de um momento como este, sabemos da importância da alimentação escolar e graças ao comprometimento do nosso prefeito, os recursos foram aplicados de forma correta para que pudéssemos beneficiar todos os nossos alunos com uma alimentação de qualidade.”

LANÇAMENTO DO PROGRAMA BUSCA ATIVA

Durante a entrega das cestas, aconteceu o lançamento do Programa Busca Ativa, que tem o objetivo de mobilizar as famílias quanto à importância de manter os filhos na escola.