Assistência Social

Famílias de Porto Franco recebem Vale Gás para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus

O Vale-Gás é um Programa Social criado pelo Governo do Maranhão para diminuir  os reflexos da pandemia da Covid-19 no âmbito social e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O programa tem a cooperação entre governo estadual e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - FAMEM. A Prefeitura de Porto Franco ficou responsável para realizar a entrega dos tickets às famílias selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, por meio do CadÚnico da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS.

Em Porto Franco, o ato de entrega foi realizado  manhã desta quarta-feira (19), na Escola de Tempo Integral, Valério Miranda no bairro Vila Lobão.

Ao todo, 338 famílias portofranquinas foram selecionadas para receberem os tíckets para compra do gás de cozinha. Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Deoclides Macedo, a secretaria da SMAS, Margareth Egito, a adjunta Eth Milhomem, a coordenadora do CadÚnico/ Bolsa Família, Vegna Barbosa, secretários, vereadores e outras autoridades.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico, Vegna Barbosa,  os nomes dos beneficiários foram definidos pelo governo do Estado, através dos cadastros das famílias inscritas no CadÚnico.

"A SEDES fez a seleção das famílias. O vale gás poderá ser trocado nas distribuidoras credenciadas pela recarga do botijão de gás no município de Porto Franco", disse.

Deoclides Macedo ressaltou a importância do vale gás.

“Essa parceria com o governo do Estado por meio da SEDES é fundamental. Os portofranquinos em situação de maior vulnerabilidade social e econômica têm agora  acesso ao vale gás, um benefício importante nesse período tão difícil com a pandemia do coronavírus", disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social Margareth Egito, agradeceu a parceria.

"Em nome da Assistência Social quero agradecer essa parceria do Governo  Estadual, da SEDES, e dizer que o tícket vale gás chegou nesse momento tão difícil que estamos enfrentando para minimizar os efeitos da pandemia em que às  famílias tanto necessitam", disse a secretaria.

A lista com os nomes dos beneficiados está disponível no site da SEDEA: http://www.valegas.sedes.ma.gov.br/. A relação foi oorgabizada pela SEDES do Governo do Estado. Para visualizar a lista, é necessário incluir o número do NIS e data de nascimento, qualquer dúvida a pessoa pode procurar a Assistência Social do Município de Porto Franco.