Saúde

Pela primeira vez, os agentes comunitários de saúde de Porto Franco celebram o Dia do ACS

Nesta sexta-feira (14), os 52 Agentes Comunitários de Saúde participaram de uma Missa em Ação de Graças pelo Dia Municipal do ACS, organizado pelo Sindicato da categoria. Após a celebração os profissionais participaram de um Coffee Break.

A presidente do SINDACS/PF, Karla de Nazaré Ribeiro, falou da satisfação em comemorar o Dia do ACS pela primeira e relembrou algumas conquistas importantes para a classe. “Hoje é primeira vez que comemoramos o dia do ACS. Foi um prazer de ter o nosso prefeito Deoclides e a secretária Valéria conosco. O Dia do ACS foi uma luta do Sindicato e somente em 2017, conseguimos um dia para chamar de nosso”.

Karla Nazaré  acrescentou que foi na gestão do prefeito Deoclides Macedo que a categoria foi valorizada.

“Porto Franco foi o primeiro município a valorizar a classe. Em 2007 passamos a ter a nossa carteira assinada. Junto com essa conquista, tivemos o direito a 20% de insalubridade encima do salário-base, férias, décimo terceiro. Tivemos grandes conquistas”, relembrou.

O prefeito Deoclides sempre reconheceu a importância desses profissionais e continuará a sua luta para garantir melhores condições de trabalho e valorização dos ACS e ACEs, que são fundamentais na assistência à saúde pública, principalmente nesse momento de enfrentamento à pandemia. “Fui o primeiro gestor da região a regularizar a situação dos ACS como servidores municipais. Em Brasília, quando deputado federal, lutei para que os projetos em favor dessa categoria fossem aprovados, dentre eles, o que previa as Diretrizes de Planos de Cargos. Outra atuação minha importante, foi durante a tramitação da PEC 22, que previa melhor remuneração para essas categorias. E vamos lutar para termos em Porto Franco o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, uma melhor capacitação destes profissionais”, afirmou.

A secretária Valeria ressaltou a importância do trabalho realizado pelos agentes no município. “São eles, os agentes comunitários de saúde,  que estão mais próximo dos problemas de saúde que afetam a população de Porto Franco. Os ACS são fundamentais e merecem nosso reconhecimento, pois contribuem para a qualidade de vida das pessoas e saúde da comunidade portofranquina”, disse.