Saúde

PREFEITURA DE PORTO FRANCO ENTREGA, EM MENOS DE CINCO MESES DE GOVERNO, 10 LEITOS DE UTI E 20 ENFERMARIAS NO HMAM

Em parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, a cidade de Porto Franco ganhou 10 leitos de UTI e 20 novas enfermarias para ampliar a assistência aos pacientes com  COVID-19, no município e na região tocantina.

Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Porto Franco entregou o Centro de Referência COVID-19, anexo ao Hospital e Maternidade Aderson Marinho, em uma cerimônia que contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão, secretários de estado, vereadores, profissionais de saúde, além de outras autoridades.

Porto Franco, que já é polo de saúde na região, agora conta com reforço estrutural de 30 leitos, sendo 10 de UTI e 20 de enfermarias e também com reforço profissional, uma vez que houve a contratação de 150 novos profissionais.

Além disso, a parceria proporcionou a instalação de equipamentos de alta complexidade, que possibilitarão um atendimento de maior qualidade para a região sul do estado, desafogando outros polos de saúde, como a cidade de Imperatriz. Toda a garantia da qualidade do serviço oferecido, deverá ser acompanhada pela EMSERH, que também é parceira da iniciativa.

O prefeito Deoclides Macedo falou sobre o ganho para a população portofranquina e os munícipes da região. “É com muita responsabilidade que nós estamos fazendo essa parceria com o Governo do Estado, com a Secretaria do Estado de Saúde e com a EMSEH para funcionamento dos leitos de UTI. O hospital atende vários municípios e com esse serviço, principalmente nesse momento difícil, venceremos a Covid-19, para retomarmos as atividades econômicas, sociais, com geração empregos".

Deoclides ressaltou, ainda, que o Maranhão tem dado exemplo com a mais baixa taxa de mortalidade entre os estados do Brasil com o tratamento da Covid. Isso mostra que o governador Flávio Dino está no caminho certo. "Aqui em Porto Franco temos diversas ações como o CTA e agora contamos com o Centro de Referência COVID-19. Seguiremos o plano de vacinação e outras ações. O nosso município, como polo de saúde, se enquadra dentro desses critérios e soma com o Governo do Maranhão, no combate à doença”, disse.

O vice-governador Carlos Brandão, destacou a importância da obra. “Porto Franco foi contemplada com uma ala voltada apenas para o combate à Covid-19. Já tem essa aptidão, é um polo de saúde e, por isso, decidimos colocar um Centro para o tratamento dos pacientes no município, para atender a toda região, um avanço que estamos fazendo na saúde pública do Maranhão”.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Carlos Grande, que é o responsável por fazer o gerenciamento interno da ALA COVID explicou como se dará o processo.

“Tudo o que diz respeito à gestão dos equipamentos será reponsabilidade da EMEH, pois já cuidamos em outros municípios maranhenses. O nosso compromisso é o de sempre: entregar um serviço de assistência à saúde,  com qualidade e eficiência, para que todo paciente que necessite dos serviços, tenha certeza de que o Estado depositou todas as forças para conseguimos o maior número de altas possíveis, pois os leitos irão salvar muitas vidas”.

A secretária Valéria Macedo destacou mais essa ação de combate ao coronavírus. “Hoje demos um passo importante, a realização de um sonho. Há muito tempo existia essa necessidade de termos leitos de UTI no polo de saúde de Porto Franco, que atende sete municípios. Atendemos aqui a maternidade, as urgências e emergências e algumas especialidades médicas, mas a chegada da UTI e das enfermarias trouxeram esperança e melhores condições de atendimento à população", disse. (ASCOM)