Assistência Social

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É REALIZADA NO MUNICIPIO DE PORTO FRANCO

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É REALIZADA NO MUNICÍPIO DE PORTO FRANCO

Na última sexta-feira (18.10) o Conselho Municipal de Assistência Social de Bonito (CMAS) e a Prefeitura de Porto Franco, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMAS) promoveram a IX Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento aconteceu durante todo o dia no auditório do Polo Tecnológico Darci Ribeiro, onde foi abordado o tema: “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”.
Com a revogação da Conferência Nacional, o evento foi realizado com o objetivo de fortalecer o debate e a luta pela manutenção da política pública de assistência social, garantida pela Constituição Federal como direito e forma de minimizar os impactos da desigualdade social do País. A abertura foi as 08h da manhã com o credenciamento dos participantes, em seguida formou-se a mesa de autoridades, com a presença do prefeito municipal Dr. Nelson, da primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Loanmy Barbosa, do presidente do CMAS, William Maior, da secretária de Articulações com a Comunidade, Terezinha de Jesus, da secretária de Saúde, Soraya Fonseca, do secretário de Esporte, cultura, turismo e lazer, Edílson Pimentel, a presença dos vereadores Edidacio, Cafimfim e pastor Valmir, assim como a presença do conferencista Miercio.
A abertura aconteceu com as apresentações culturais que foram realizadas através dos grupos de Balé, Capoeira, Canto e Violão dos SCFV.
Usuárias do Centro de Convivência da Terceira Idade - CCTI entraram com a bandeira do Brasil, mulheres usuárias dos SCFV entraram com a bandeira do Maranhão e crianças usuárias do Criança Feliz entraram com a bandeira de Porto Franco. Os hinos foram entoados e as autoridades tiveram oportunidade de fala.
Após a abertura, foi feito a leitura e aprovação do regimento interno, seguida de uma palestra magna e um debate. Após o almoço, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os três eixos temáticos: A Assistência Social como Direito do Povo; Financiamento Público – Impactos e Retrocessos nas Políticas Sociais; e Participação Social. A etapa seguinte foi a deliberação das propostas e a escolha dos representantes que irão participar da Conferência Estadual na capital maranhense.
#QuemAmaCuida #QuemAmaFaz
#UmNovoTempoJáComeçou